APE - Ações Preventivas na Escola é um projeto que realiza ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e se alinha ao compromisso deste órgão de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extraescolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Para Refletir.
Pura Coincidência?
Uma fatia de cenoura parece um olho humano. A pupila, íris e linhas raiadas são semelhantes ao olho humano... e SIM, a ciência agora mostra que a cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos.
Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e têm quatro câmaras. Toda a investigação mostra que o tomate é de fato um puro alimento para o coração e circulação sanguínea.
As uvas crescem em cacho que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e sangue.
Uma noz parece um pequeno cérebro, com hemisfério esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neo-cortex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.
Os feijões realmente curam e ajudam a manter a função renal e sim, são exatamente idênticos aos rins humanos.
Berinjelas, abacates e pêras ajudam à saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino – eles são parecidos com estes órgãos. Actualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormonas, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancros cervicais.
Tongerinas, laranjas e outros citrinos assemelham-se a glândulas mamárias femininas e realmente ajudam à saúde das mamas e à circulação linfática, dentro e fora das mamas.
Momentos de Ansiedade!!!
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Você colhe aquilo que vc planta.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
O plantio é livre, a colheita, obrigatória ... Preste atenção no que você esta plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!!
Assim sendo, desejo que você se cuide, porque sua saúde e sua vida dependem de suas escolhas!!!
Escolha ser feliz!!!
Por:Lucia Costa ( email recebido ).
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Diga Não Ao Cerol!!!!
È nesta época que as crianças vão para as praias ou ruas soltar pipas e, quase todos, fazem o uso do cerol para pegar a pipa do adversário.O objetivo desta ação foi sensibilizar as crianças, com faixa etária de 7 á 13 anos, sobre o perigo do cerol.
Por: Lucia Costa
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Capacitação para Universitários
As doenças venéreas e qualquer outro tipo de doença adquirida pelo contato sexual são considerados doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Por algum tempo, as DST deixaram de ser alvo de preocupação, pois, com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina) o tratamento da maioria delas ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e elas tornaram-se novamente motivo de preocupação. O aparecimento da AIDS chamou a atenção da sociedade para isso e, hoje, as DST são consideradas pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.
Levando em consideração este dado aconteceu durante o Evento na E.E.Sylvia de Mello uma capacitação para os Universitários do Programa Escola da Família.Todos receberam informações sobre os sintomas e formas de contágio sobre doenças como:
HIV
Gonorréia:
Sífilis ou Lues
Cancro Mole
Tricomoníase
Herpes Genital
Candiloma Acuminado
Candidiase
Clamidea
Embora este tema seja sempre trabalhado pelo APE é extremamente importante formar novos facilitadores ,demostrando moneiras simples de trabalhar a questão da vulnerabilidade e fazendo com que eles possam ter informações concretas para informar onde e quando uma pessoa deve fazer o teste rápido de HIV ou procurar um especialista.
Por: Lucia Costa
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Acidente Vascular Cerebral
Para o neurologista e coordenador da pesquisa , Octávio Marques Pontes, o brasileiro não encara o AVC como uma doença que necessita de imediato atendimento médico, porque acha que não existe tratamento. fonte: diariodasaude.com.br
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Retenção Hidrica
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Energia com Arte
Por :Lucia Costa
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Saber Namorar A Vida
Encontrei o texto na NET e achei interessante.
Geralmente as pessoas vem ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia,apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:"Depressão", além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho. Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas"?!
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.
Aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:
"AMANTE" é aquilo que nos "apaixona",
é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso "AMANTE " é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto....
Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"!.. E o que é "ir levando"? Ir levando é ter medo de viver.
É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã*. Por favor, não se contente com "ir levando"; procure um amante, seja também um amante e um protagonista ... DA SUA VIDA!
Acredite: O trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver...
Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ... A psicologia após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA".
texto de Jorge Bucay-Psicologo.
Por: Lucia Costa.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Dia Mundial de Lavar as Mãos
No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 232 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 40 mil comunidades.
Veja o material produzido para esse dia.
Lavar as mãos previne muitas doenças:
Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarréias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.
“Temos milhares de bactérias no corpo, algumas naturais e outras não”, diz o médico infectologista Marcos Antonio Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Ao lavarmos as mãos, diminuímos a quantidade de microorganismos nelas. Assim, reduzimos a contaminação e a chance de nos infectarmos com doenças como poliomielite, hepatite e pneumonia”, explica o especialista.
Lavar as mãos, portanto, deve ser algo do dia-a-dia. Entretanto nem todos fazem isso. De acordo com a pesquisa “Hábitos de Lavagem de Mãos”, encomendada ao Ibope pela marca de sabonete Lifebuoy, da Unilever, cerca de 1/3 das mães não consideram lavar as mãos um hábito de boas maneiras. Cerca de 40% delas revelaram que os filhos lavam as mãos apenas três vezes ao dia, um número muito baixo para manter a higiene.
Existem, no mínimo, cinco momentos durante o dia em que lavar as mãos é muito importante: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e durante o banho. Devemos também lavar as mãos após mexer no lixo, ao trocar as fraldas de um bebê, antes de manusear lentes de contato e em qualquer momento em que nossas mãos estiverem sujas.
Dia Mundial de Lavar as Mãos
Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é comemorado no dia 15 de outubro. É um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. Em 2009, mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas para conscientização das crianças.
Em 2008, um evento em Bangladesh, na Ásia, entrou para o livro dos recordes: 75 mil escolas e 15 milhões de pessoas foram visitadas e aprenderam os benefícios de esfregar dedos, palmas e unhas com água e sabão. Foi o recorde do maior número de pessoas lavando as mãos ao mesmo tempo.
O Dia Mundial de Lavar as Mãos é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais, e empresas privadas.
No Brasil, o Dia Mundial de Lavar as Mãos está sendo comemorado pela primeira vez este ano. Trata-se de uma iniciativa do sabonete Lifebuoy, que tem como missão social promover o hábito de lavar as mãos, ajudando, assim, a melhorar os hábitos de higiene da população e a prevenir doenças.
Como lavar as mãos?
O ato de lavar as mãos deve privilegiar toda a superfície das mãos, incluindo o dorso, a palma e os dedos. Deve durar, no mínimo, 30 segundos. De acordo com Marcos Antônio Cyrillo, para lavar as mãos deve-se “tirar anéis, relógios e pulseiras e lavar toda a mão”. O Dr. Marcos também orienta que, se possível, as pessoas, depois de lavar as mãos, procurem fechar a torneira com uma toalha de papel, por exemplo.
Já para ensinar as crianças, a dica é não passar para elas o medo de doenças. Use sempre exemplos positivos, como o valor da higiene ou o perfume bom do sabonete ou até mesmo sabonetes coloridos. Você pode também inventar algum jogo, como fez a FIFA em seu site: “Proteja seu gol com uma defesa forte; proteja-se das infecções lavando as mãos antes de comer, cozinhar e usar o banheiro” – diz a página da entidade máxima do futebol. Entretanto, não são só as crianças que merecem atenção. Adultos também precisam reforçar seus hábitos de higiene para prevenir doenças. Quando devemos lavar as mãosAntes de:Preparar a comida ou comer;Manusear lentes de contato;Tratar um ferimento ou ajudar alguém doente;Pegar bebês no colo;Cuidar de bebês.Depois de: Ir ao banheiro;Ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro;Assoar o nariz, espirrar ou tossir;Manipular alimentos, especialmente crus e carnes;Manipular lixo;Ajudar a alguém doente;Trocar fraldas;Tocar em animais ou limpar seus excrementos;Praticar esportes;Utilizar o transporte público;Sair de um local com muitas pessoas: hospitais, escolas, teatros, cinema.Líder: é importante lembrar as famílias de sua comunidade que a água deve ser usada de modo consciente. Assim, a torneira deve estar fechada enquanto as mãos são ensaboadas. Outro recado: lavar as mãos é muito importante e ajuda a prevenir doenças, mas não substitui as vacinas. Oriente, então, as famílias que você acompanha para esses dois pontos fundamentais para a saúde: lavar as mãos frequentemente e vacinação em dia!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Dia Mundial dos Animais
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Maioria com HIV não sabem da infecção.
A constatação da OMS é de que, em uma década, avanços importantes foram feitos para garantir que a população mundial tivesse acesso a remédios. Mas nenhuma das metas estabelecidas pela ONU foi atingida. Em 2003, a meta era ter, após dois anos, 3 milhões de pessoas sob tratamento. O número só foi atingido em 2007.
Fonte: Portal R7.com/saude/noticias
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Vulnerabilidade!!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
21 de Setembro - Dia da Árvore
Continuamos não reciclando, não protegendo, desmatando, destruindo... Até quando???Sei lá.
Talvez até acabarem as árvores, a água ou o planeta.
Boa letra pra refletir. O que eu posso fazer pelo meu planeta? Pense e faça.
Caso Sério- Golpe de Estado
Meu caso de amor
Virou um caso sério
Cobrindo minha vida de mistério
E sol nasce em seu sorriso
Abandonaram o posto
Trouxeram desgosto
Puseram uma lágrima no olhar
Explodiram um paraíso
Pedem uma chance de aceitar
O resgate de uma guerra nuclear
Ditadores em nome da paz
Jogam meu planeta num precipício
Nosso amor está na ogiva de um míssil
Boa morte até nunca mais
Parem de destruir
O que não dá pra salvar
Parem de decidir
O fim da terra, da água e o ar
Por:Lucia Costa
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Salvando o Planeta!!!!!
- Use mais ventilador ao invés de ar condicionado
- Mantenha o mesmo aparelho celular
- Coma menos carne vermelha
- Antes de cozinhar retire todos os ingredientes da geladeira
- Use somente pilhas e baterias recarregáveis
- Use máquinas de lavar roupa e louça somente quando estiverem bem cheias
- use lâmpadas florescentes ao invés de incandescentes
- Use menos água quente e tome banho menos demorado
- Recicle, reutilize
- De um modo geral economize....
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
E Foram Felizes sem a Dengue...
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
"1º Encontro Melhor Idade" E.E. Francisco Martins
No dia 4 de Setembro aconteceu o “1º Encontro da Melhor Idade” na Unidade Escolar Francisco Martins dos Santos em Praia Grande. O evento realizado pelo Programa Escola da Família em parceria com o Projeto APE contou com a presença do grupo Melhor Idade do bairro Samambaia, a equipe de alunos de enfermagem Biotec para aferição de pressão arterial, teste de glicemia e a Ótica Belmar realizando acuidade visual.
Os monitores educacionais promoveram aos participantes orientações sobre os Cuidados com o Coração e Tuberculose.
“A melhor idade é aquela que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós mesmos e a todos ao redor”.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Sexo & Rock' n Roll
Algumas autoridades em saúde pública atribuem o aumento no número de casos destas doenças ao aumento de atividade sexual. Outro fator que também contribui significativamente é a substituição do uso de camisinha - que oferece alguma proteção - por pílulas e diafragmas com métodos anticonceptivos. Adolescentes e jovens apresentam comportamento sexual que os leva a se envolverem em relações sexuais de risco, cujo indesejável resultado pode ser infectarem-se por uma DST, inclusive o HIV/AIDS ou engravidar uma parceira. Parte substancial destes riscos está associada à uma equivocada percepção dos mesmos, ao insuficiente conhecimento de formas de se proteger e à incapacidade de pô-las em prática. Assim, entre os jovens abaixo de 25 anos, apesar de não ser expressivo o número e a proporção de casos notificados de AIDS (Datasus, 2000) e, crescentemente, os mesmos apresentarem altas taxas de conhecimento sobre as conseqüências do seu comportamento sexual em termos de infecção por DST e HIV/AIDS.
Aproveitando o 3º Encontro de Bandas de Rock da Baixada que aconteceu na E.E. Alexandrina S antiago Netto, dia 29 de Agosto, os Monitores estiveram presentes para realizar orientações sobre o tema. Entre a apresentação das bandas, a Monitora subiu ao palco para interagir com o público sobre DST, Gravidez não planejada, Planejamento familiar e Teste rápido de HIV. Enquanto isso o Monitor estava disponibilizando folders informativos e sanando dúvidas individuais.
Por: Lucia Costa
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Suspensão da Vacinação Canina
De acordo com Clélia Aranda, Secretária Estadual adjunta de Saúde, a pasta decidiu orientar os municípios a suspender a vacinação até que se entenda melhor o que está ocorrendo. Clélia afirma que a suspensão não coloca em risco a saúde da população. "De uma maneira imediata não existe esse risco", diz. O último caso de raiva de origem canina no Estado foi em 1998. Na capital não são registrados casos da doença desde 1983.
Fonte: Jornal Estado de São Paulo.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Rinite alérgica, você sabe o que é?
Doença comum, tanto em crianças como em adultos, que pode se confundir com gripes ou
resfriados. A rinite alérgica tem origem genética e se acompanha da inflamação da mucosa do
nariz, ocorrendo de forma repetida e crônica, principalmente no inverno. Resfriados são
causados por vírus e se acompanham de febre, mal estar, ou dor no corpo.
Sintomas principais:
_ Espirros repetidos,Coriza líquida, Coceira: em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca e
ouvidos, congestão e obstrução nasal.
_ Gotejamento: secreção que escorre pela parte posterior do nariz, provocando pigarro ou
tosse.
_ Conjuntivite: olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando.
_ Alteração de olfato e do paladar
O nariz é o órgão alvo da alergia respiratória, sendo o responsável não só pelos
sintomas da rinite como pelos reflexos causados pela doença. A partir da rinite, há
comprometimento dos olhos (conjuntivite), ouvidos (otites), seios da face (sinusite),
traquéia (traqueíte) e pulmões (bronquite ou asma). dor no corpo.
Causas da rinite:
->A causa mais comum é a sensibilização aos inalantes, em especial à poeira de casa e os
ácaros. Poeira de casa: é uma mistura de partículas, como: escamas de pele de pessoas e
animais, fibras de tecidos, restos de alimentos, ácaros, baratas, bactérias, fungos, etc. Ácaros
são insetos microscópicos e principais causadores de alergia. Alimentam-se da descamação da
pele de pessoas e de animais de estimação. Por isso são encontrados em quantidade na poeira
das casas, nos quartos, camas, travesseiros, colchões, estofados, tapetes, cortinas, almofadas e
bichos de pelúcia. As crises de alergia são causadas pelos fragmentos dos corpos dos ácaros
mortos e suas fezes que, com o tempo, formam um pó fino que se deposita nos tapetes,
colchões, estofados, etc.
->Outras causas: Mudanças climáticas, mofos, Pêlos de animais, penas de aves, Cheiros
ativos, Poluição, Fumaça de cigarro, Lã, pelúcia. Certos tipos de medicamentos.
- Fonte: ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos)
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Atente para qualquer dor ou desconforto pélvico ou abdominal, vagos mas persistentes problemas gastrointestinais como gases, náuseas e indigestões;
Vontade de urinar freqüente e/ou urgente, sem que tenha alguma infecção;
Perda ou ganho de peso inexplicável;
Pelve ou abdomen inchados, entumescidos e/ou com sensação de cheio, cansaço anormal, ou mudanças inexplicáveis dos seus hábitos intestinais.
Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, peça a seu médico uma combinação de exames pélvico/retal ,exame de sangue CA-125 e ultrassom transvaginal.
O exame de Papanicolau NÃO detecta câncer ovariano.
Repassando e-mail recebido.
Por: Lucia Costa
terça-feira, 3 de agosto de 2010
HEPATITE C - VALE A PENA SABER!
Grupo de Risco
- Pacientes que tenham recebido transfusão de sangue
- Pacientes submetidos a cirurgias
- Usuários de drogas
- Homens de 30/49 anos
- Filhos de portadores de vírus C
- Parceiros sexuais de pacientes com o vírus C
- Promíscuos
- Profissionais da área de saúde
- Pacientes que tiveram DST
Transmissão- Transfusão sanguínea, contato sexual, uso de drogas injetáveis com a mesma seringa, tatuagens, piercing não esterilizados, acupuntura, manicure e barbeiros.
Por: Lucia Costa
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Cidadania & Saúde dia 27/06
Disponibilização de material para testes de Glicemia.
Instituto Embelleze. Corte e Escova nos cabelos.
Policia Militar Ambiental.
Testes de Glicemia.
Aferição de Pressão Arterial com Escola Técnica Circuito.
sábado, 26 de junho de 2010
Coração em Alerta
Apesar de errado este procedimento é muito mais frequente do que se imagina, nos dias de hoje é comum pessoas tomarem doses excessivas de remédios, drogas ilícitas e álcool. Além disso segundo estudos Americanos uma em cada três pessoas não sofrem dor no peito e, consequentemente, possuem menos chances de sobreviver pois recebem tratamento tardiamente.
Os sinais mais claros de um Ataque Cardíaco são dores muitos fortes no peito que irradiam pelo braço inteiro esquerdo até o estômago. Esta dor vem acompanhada de tonturas, náuseas, respiração curta ou falta de ar.
Os principais fatores de risco são hipertensão arterial, tabagismo ,histórico familiar, alteração no nível de colesterol e sedentarismo. Mulheres tem mais possibilidade de ter problemas coronários. Vale a pena fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável e realizar exames sempre que possível.
Por: Lúcia Costa
terça-feira, 22 de junho de 2010
Rio do nosso Bairro: Escolas cuidado das Aguas.
Aconteceu no dia 19 de Junho em Peruíbe a Oficina 1 – Baixada Santista: dos Índios ao Pré-Sal, debatendo o projeto Rio do nosso Bairro: Escolas cuidando das Àguas.Os coordenadores na ONG Eco Surf André Barbosa e Bruno reuniram no Aquário de Peruíbe 36 Educadores de Escolas Municipais e Estaduais com o intuito de fazê-los, juntamente com seus alunos, mapear os problemas sócio-ambientais ao entorno da Unidade Escolar. Depois de analisados os rios da Baixada todos deverão se encontrar novamente para pensar em como resolver os problemas encontrados na Região.
Além dos Coordenadores o Oceanógrafo Fabrício Gandin palestrou sobre o contexto do panorama de recursos hídricos na Baixada, o Biólogo e Educador Ambiental César Pegoraro discorrendo sobre as práticas pedagógicas frisando o tema dentro da sala de aula.Tales Oliveira Ecólogo e especialista em Educação Ambiental também comentou sobre os Recursos Hídricos da região Metropolitana da Baixada Santista.
Para saber mais sobre a ONG acesse www.ecosurf.org.br
Por: Lucia Costa
segunda-feira, 7 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
O Projeto APE tem a conscientização de que a educação ambiental é muito importante e que , cada vez mais, temos que capacitar pessoas para discutir sobre o desenvolvimento sustentável.
Uma parceria importante para a Diretoria de Ensino de São Vicente é a presença do efetivo da Policia Ambiental da Baixada Santista em todos os nossos Eventos orientando a comunidade sobre os animais em extinção e sobre o tráfico de animais silvestres,terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro ilícito perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.
O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a riqueza de suas espécies. De cada 10 animais apreendidos pelos traficantes apenas 1 consegue chegar vivo ao destino final.
" NÃO COMPREM ANIMAIS SILVESTRES!! ISTO É O QUE ALIMENTA O TRÁFICO DE ANIMAIS."
Por:Lucia Costa
segunda-feira, 10 de maio de 2010
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Dengue na Baixada Santista
Em vista do número elevado de casos da Dengue os Monitores do Projeto APE da D.E. São Vicente continuam desenvolvendo ações de conscientização junto a comunidade das Unidades Escolares através de orientações, oficinas, palestras e jogos lúdicos.
Apesar de o número de mortes ser menor do que o de Santos, Guarujá continua liderando o ranking, com 4.031 casos confirmados. Atrás da Cidade aparecem os municípios de São Vicente (2.857), Cubatão (874), Praia Grande (596), Bertioga (264), Peruíbe (232), Itanhaém (96) e Mongaguá (51).
Fonte: Jornal A Tribuna on line.
domingo, 25 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Repelente Caseiro
Devido ao grande número de pessoas infectadas pelo mosquito da Dengue, as Monitoras do APE da D.E Santos estão elaborando uma receita caseira de repelente. Elas ensinam os participantes do PEF como se prevenir do mosquito utilizando essa receita.
Ingredientes:
· ½ LITRO DE ÁLCOOL;
· 01 PACOTE DE CRAVO DA ÍNDIA (10 g);
· 01 VIDRO DE ÓLEO DE NENÉM (100 ml);
Modo de preparo:
Deixe o cravo curtindo no álcool durante 4 dias, agitando o recipiente 2 vezes ao dia (manhã e tarde), coloque o óleo corporal (pode ser amêndoas, camomila, erva-doce e aloe vera).
Passar somente uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo pode ser utilizado também para espantar formigas da cozinha e pulgas dos animais
SEE E PROJETO APE
Parabéns à SEE – Secretaria de Estado da Educação e Projeto APE pela iniciativa desta videoconferência. Ela nos alertou o quão importante é o trabalho preventivo no combate à doença, assim como em um melhor prognóstico àqueles que são por ela acometidos.
O câncer é a doença crônica mais curável nos dias de hoje. Nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos casos foram tratados. Já no Brasil, estima-se que este número seja menor, principalmente pelo fato de que os diagnósticos não são feitos precocemente.
Mais informações no site: www.inca.gov.br
quinta-feira, 8 de abril de 2010
VIDEOCONFERÊNCIA 09/04/2010
Será realizada uma videoconferência no dia 09/04/2010 com tema “DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER” conforme segue:
Horário: 10h00minh às 11h30minh
Videoconferencistas: Drª Mariana A. C. Lautenschlager (APE/PQVT/SEE)
Prof. Dr. Milton Flávio M. Lautenschlager (Urologista/Docente Unesp Botucatu)
Dr. Rafael A. Schmerling (Oncologista/Icesp)
Mais informações:
Link para acesso via streaming: http://www.rededosaber.sp.gov.br
E-mail para interação: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br
08/04 - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.
Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Como exemplo temos o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais entre outros. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.
Os tipos de câncer mais comuns no país são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O câncer de pele é o tipo que possui maior incidência.O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Esse dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Esta taxa de risco em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens como foi identificado pelo Instituto Nacional de Câncer. E para prevenir o Câncer o Inca aconselha a população a parar de fumar, possuir uma dieta alimentar saudável, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar fator 15 ou superior, as mulheres devem sempre realizar o exame das mamas mensal, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau), os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da Próstata avaliado e receber as devidas orientações.
Fonte: Informações de Saúde pelo Governo
A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, glândula responsável pela produção do líquido seminal. É mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos; sua prevenção se dá com a ida freqüente ao urologista.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitos psicológicos. Quando diagnosticado tardiamente, é necessária a mastectomia (retirada da mama), o que acaba afetando a sexualidade e a imagem pessoal. O câncer de mama é mais comum após os 35 anos. Porém, toda mulher deve se prevenir fazendo o auto-exame das mamas. Ainda assim, o câncer ginecológico é o maior causador de morte entre as mulheres, as quais devem se prevenir por meio da colposcopia.
No Brasil, o órgão mais respeitado no combate ao câncer é o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), fundado no dia 4 de maio de 1968, pelo professor e doutor João Sampaio Góes Jr. Seus objetivos principais são: prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero. Desde a sua fundação, o IBCC já atendeu a mais de três milhões de mulheres, a maioria de forma gratuita. Na luta pela prevenção do câncer, o IBCC trouxe, em 1971, o primeiro mamógrafo para o Brasil e desenvolveu uma infra-estrutura médico-hospitalar que lhe permite assistir um número cada vez maior de mulheres. Atualmente, o IBCC expandiu a sua área de atuação para a prevenção e o tratamento de outros tipos de câncer.
O IBCC iniciou no Brasil a famosa campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. O comprometimento de personalidades do meio artístico, empresas de mídia, publicitários e especialistas está fazendo a população nela se engajar e se informar a respeito da doença, fato que contribui para a queda do número de óbitos.
Fonte: www.paulinas.org.br
quarta-feira, 7 de abril de 2010
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE
A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta quarta-feira, 7, o Dia Mundial da Saúde com foco na urbanização, incentivando esforços para que as cidades se tornem ambientes mais saudáveis. A estimativa é de que nos próximos 30 anos praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorra em áreas urbanas.
Os desafios relacionados ao tema incluem o acesso à água tratada, o tabagismo, o uso abusivo de álcool, o sedentarismo e os riscos associados a surtos de doenças.
A OMS alerta que as pessoas pobres que vivem em áreas urbanas sofrem de forma desproporcional de um amplo número de problemas de saúde, por estarem mais expostas a altos índices de violência, doenças crônicas e doenças infecciosas como a tuberculose e a AIDS.
Os fatores sociais considerados determinantes no cenário da urbanização, de acordo com o órgão, não se restringem apenas ao ramo da saúde, mas também envolve infraestrutura, governança local, distribuição de renda e oportunidades em educação.
O planejamento urbano, segundo a OMS, é capaz de promover comportamentos saudáveis por meio de investimentos no transporte ativo (bicicletas e outros veículos não motorizados), na prática de atividade física, no controle do tabaco, na segurança alimentar e no saneamento básico.
"Tais medidas não requerem, necessariamente, fundos adicionais, mas o compromisso de redirecionar os investimentos para intervenções prioritárias", concluiu o órgão.
A expectativa da campanha Mil Cidades, Mil Vidas é de que, até domingo sejam inaugurados espaços de saúde por meio de atividades em parques, mutirões de limpeza e fechamento parcial de avenidas para veículos motorizados.
A OMS planeja recolher ainda mil histórias dos chamados "campeões de saúde pública" - pessoas que, de alguma forma, tiveram impacto significativo na saúde das cidades onde vivem. Os vídeos podem ser postados em seção especial no site: Youtube.
Tópicos: Dia Mundial da Saúde, urbanização, OMS.