segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Retenção Hidrica


A retenção Hídrica caracteriza-se pelo acumulo excessivo de agua entre as células.É uma situação anormal e ,esses líquidos, se não forem excretados pela urina, irão provocar inchaço, dormência na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos peitos, podendo levar a aumentos de peso da ordem dos dois quilos num único dia. Em acréscimo, é possível que se sinta a vista embaciada, dores de cabeça e no peito e a tensão alta.

Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam significativamente a possibilidade de reter líquidos no organismo. O sal, por exemplo, de que se tem, normalmente, tendência para exagerar, é o principal agente de retenção de líquidos, conferindo ao corpo um aspecto inchado, sendo, portanto, preferível temperar com limão, ervas aromáticas e um mínimo de sal. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.

Dicas:
Beber muita água (pelo menos um litro e meio por dia), chás, sumos de fruta natural, batidos e outros líquidos ajuda a diurese. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, abundante em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, de igual modo, a retenção de fluidos. E, ao contrário do que se possa pensar, o ananás, a melancia, a papaia e o limão ajudam a combater a retenção. Com certeza, o açúcar é um dos piores factores para a retenção de líquidos.
Fonte:www.ruadireita.com/saude



Por: Lucia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário