segunda-feira, 4 de julho de 2011

Direitos Humanos- para refletir!









Participando de uma Oficina neste final de semana realizada pelo Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foram tratados temas muito polêmicos e para mim o mais complexo foi a fala do Doutor e Professor Ricardo Augusto Yamasaki que,entre outras coisas, falou sobre Direitos Humanos.


Pela etimologia da palavra Direitos Humanos a expressão é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana neste ponto sem pensar no certo e errado e sem discutir rótulos.


A questão é complicada...se você se coloca como vítima fica difícil defender um assassino, estuprador ou pedófilo no momento em que ele é pego pela polícia e apanha além de ficar em condições sub humanas dentro da cadeia.Imaginar que este homem é culpa do sistema também é complicado já que a vida é feita de escolhas e que nem todo pobre é bandido e nem toda criança espancada ou abusada fará o mesmo no futuro.


Sempre que vou até uma escola na área continental de São Vicente passo em frente a uma Penitenciária e sempre me pergunto como pode àquelas mulheres com bebes e as senhoras bem franzinas carregando todo domingo sacolas enormes de comida para seus familiares presos. Sempre me pergunto se tivesse um filho naquela situação será que iria passar por àquilo? Sem contar nas humilhações que as mulheres( mães ,esposas,filhas...) sofrem na revista feita antes de entrar na cadeia para esta visita.

Minha resposta sempre é NÃO! Não iria visitar meu filho nestas condições. Mais depois da palestra do Drº Ricardo me peguei pensando nisso e em alguns momentos pensei :será que eu não iria mesmo????

E neste ponto me pego também pensando nos Direitos Humanos daqueles presos e em quando foi dito " E se fosse seu filho na situação de estuprador, de assaltante, de pedófilo?",no ponto onde foi dito que não se defende o bom e o mal, que a mídia mostra apenas o que é mais "vendável". Bom é uma questão para pensar e refletir.




Por: Lucia Costa.


Um comentário:

  1. Fiquei contente com seu texto. Me encheu de orgulho de mim mesmo, mas principalmente de você. Parabéns.

    ResponderExcluir