segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Diga Não Ao Cerol!!!!




O uso de Cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e o que parece uma brincadeira infantil pode se tornar um crime com vítimas fatais. Não existem estatísticas reais sobre o número de acidentados mais se sabe, pela corporação dos bombeiros de São Vicente, que com a chegada das férias o número aumenta visivelmente. Segundo a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas são mais de 100 acidentes por ano, sendo que 50% causam ferimentos graves e 25% ferimentos fatais.
È nesta época que as crianças vão para as praias ou ruas soltar pipas e, quase todos, fazem o uso do cerol para pegar a pipa do adversário.O objetivo desta ação foi sensibilizar as crianças, com faixa etária de 7 á 13 anos, sobre o perigo do cerol.
A ação ocorreu na E.E. Sylvia Jorge Pollastrini no município de Itanhaém dia 27 de novembro e foram utilizadas fotos reais para conscientizar ainda mais os participantes.

Por: Lucia Costa

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Capacitação para Universitários





As doenças venéreas e qualquer outro tipo de doença adquirida pelo contato sexual são considerados doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Por algum tempo, as DST deixaram de ser alvo de preocupação, pois, com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina) o tratamento da maioria delas ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e elas tornaram-se novamente motivo de preocupação. O aparecimento da AIDS chamou a atenção da sociedade para isso e, hoje, as DST são consideradas pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.
Levando em consideração este dado aconteceu durante o Evento na E.E.Sylvia de Mello uma capacitação para os Universitários do Programa Escola da Família.Todos receberam informações sobre os sintomas e formas de contágio sobre doenças como:


HIV
Gonorréia:
Sífilis ou Lues
Cancro Mole
Tricomoníase
Herpes Genital
Candiloma Acuminado
Candidiase
Clamidea




Embora este tema seja sempre trabalhado pelo APE é extremamente importante formar novos facilitadores ,demostrando moneiras simples de trabalhar a questão da vulnerabilidade e fazendo com que eles possam ter informações concretas para informar onde e quando uma pessoa deve fazer o teste rápido de HIV ou procurar um especialista.




Por: Lucia Costa

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Acidente Vascular Cerebral


A cada cinco minutos, um brasileiro morre por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).Com base em informações do Ministério da Saúde são quase 100 mil mortes por ano no Brasil.

Na maioria dos casos, o AVC, popularmente chamado de derrame, é causado pelo entupimento de uma artéria cerebral por um coágulo, impedindo o sangue de chegar a outras áreas do cérebro.

Grande parte da população confunde a doença com paralisia, congestão, trombose ou nervosismo.Os sintomas de um AVC são fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.
Em 2008, uma pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), perguntou a 800 pessoas nas ruas das cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Salvador e Fortaleza quais os sintomas do AVC,Somente 15,6% dos entrevistados sabiam o significado da sigla.
Para o neurologista e coordenador da pesquisa , Octávio Marques Pontes, o brasileiro não encara o AVC como uma doença que necessita de imediato atendimento médico, porque acha que não existe tratamento. fonte: diariodasaude.com.br


Por: Lucia Costa

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Retenção Hidrica


A retenção Hídrica caracteriza-se pelo acumulo excessivo de agua entre as células.É uma situação anormal e ,esses líquidos, se não forem excretados pela urina, irão provocar inchaço, dormência na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos peitos, podendo levar a aumentos de peso da ordem dos dois quilos num único dia. Em acréscimo, é possível que se sinta a vista embaciada, dores de cabeça e no peito e a tensão alta.

Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam significativamente a possibilidade de reter líquidos no organismo. O sal, por exemplo, de que se tem, normalmente, tendência para exagerar, é o principal agente de retenção de líquidos, conferindo ao corpo um aspecto inchado, sendo, portanto, preferível temperar com limão, ervas aromáticas e um mínimo de sal. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.

Dicas:
Beber muita água (pelo menos um litro e meio por dia), chás, sumos de fruta natural, batidos e outros líquidos ajuda a diurese. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, abundante em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, de igual modo, a retenção de fluidos. E, ao contrário do que se possa pensar, o ananás, a melancia, a papaia e o limão ajudam a combater a retenção. Com certeza, o açúcar é um dos piores factores para a retenção de líquidos.
Fonte:www.ruadireita.com/saude



Por: Lucia Costa