segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Palestra Drº Eduardo Blanco- Câncer





Aconteceu hoje na Diretoria de Ensino de Santos uma Palestra com o Médico Ginecologista Eduardo Blanco que faz parte do INSTITUTO SE TOQUE. Dinâmica e interessante a palestra abordou o tema Câncer ,de forma direta, mais com o propósito de fazer com que os participantes tenham em mente a importância de se cuidar.
A palestra foi realizada pelo Projeto APE para Diretores, Gestores e Educadores do Programa Escola da Família das Diretoria de Santos e São Vicente.
Sabe-se que um Câncer diagnosticado logo no início, fase I, tem de 70 a 90% de chances de cura o que é uma grande pespectiva já que a doença é degenarativa e silenciosa. A palestra foi realizada com o propósito de incentivar Educadores a trabalhar o tema dentro das Unidades Escolares já que a prevenção é o modo mais eficaz de não ter a doença e, caso aconteça, fazer o tratamento e permanecer vivo.
Os tipos de câncer mais comuns no país são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O câncer de pele é o tipo que possui maior incidência. O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas.
A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, glândula responsável pela produção do líquido seminal. É mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos; sua prevenção se dá com a ida freqüente ao urologista.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitos psicológicos. Quando diagnosticado tardiamente, é necessária a mastectomia (retirada da mama), o que acaba afetando a sexualidade e a imagem pessoal. O câncer de mama é mais comum após os 35 anos. Porém, toda mulher deve se prevenir fazendo o auto-exame das mamas. Ainda assim, o câncer ginecológico é o maior causador de morte entre as mulheres, as quais devem se prevenir por meio da colposcopia.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Como exemplo temos o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais entre outros.






Por: Lucia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário