domingo, 14 de agosto de 2011

Gravidez na adolescência: existe idade certa para ser pai?


Existe idade certa para ser pai? Se ela é difícil de definir, a errada é mais do que conhecida. Não ter filho na adolescência é quase um mantra que pais, escolas e a sociedade como um todo entoam para quem está começando a se interessar pelo sexo oposto.

Mas acontece. Com o pintor Maicon Pereira foi aos 16. Quando a namorada deu a notícia, foi um susto. “A gente nunca espera que aconteça com a gente”, diz Maicon, que não conheceu a mãe e perdeu o pai antes que ele soubesse que seria avô. “Eu era ‘descabeçado’. Precisava mais de ajuda do que de um filho. No fim, ele veio para me ajudar a mudar”, afirma Pereira, hoje com 26.

A notícia de uma gravidez precoce, quase sempre indesejada, é traduzida ao futuro pai como uma lista de deveres. E não são raros os casos nos quais a fuga é o caminho mais frequente. Para os que ficam, porém, a incorporação da culpa e da irresponsabilidade e a quebra de expectativas tomam o lugar que deveria ser da alegria em ser pai.

“A representação que a gente tem de um adolescente leva à ideia da não responsabilização sobre a paternidade”, diz Jorge Lyra, professor do Departamento de Psicologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e um dos fundadores do Instituto Papai, que trabalha para redefinir o papel do homem nos processos sexual e reprodutivo. Segundo ele, são duas as reações mais frequentes por parte dos pais dos adolescentes: a culpa (e a frase mais frequente é “A sua vida acabou”) ou a infantilização, quando o jovem é desautorizado a participar da gestação ou mesmo da criação do bebê.

Por isso, em geral, o adolescente carrega durante a gravidez o peso por ter errado e a responsabilidade de prover recursos, sobretudo financeiros, para que essa nova família se forme. Não há espaço, com isso, para que se aprenda a ser pai. “Conversando com adolescentes que terão filhos, o que mais escuto é: ‘Esta é a primeira vez que me perguntam como estou; até agora, só ouvi o quanto eu tinha errado’.”

Fonte:http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/08/13/gravidez-na-adolescencia-existe-idade-certa-para-ser-pai.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário