Em função de surto de conjuntivite viral no Estado de São Paulo, a Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Saúde, alertou ontem todas as unidades de saúde para a importância de notificar diariamente os casos. Também foram reforçados os cuidados de higiene que devem ser adotados pelos pacientes e a necessidade de afastamento destes do trabalho e de ambientes coletivos, por pelo menos uma semana, contando do início dos sintomas.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (branco dos olhos) e o interior das pálpebras. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e também por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes, como o cloro de piscina, por exemplo. "Este surto é viral, por isso o tratamento é com medidas de higiene e não com antibiótico (colírio), que só deve ser usado com prescrição médica", disse a chefe da Seviep, Rosemeiry de Lima Nemetz.
A limpeza com soro fisiológico é o ideal e deve ser feita pelo menos quatro vezes ao dia. Outras medidas essenciais são: lavar as mãos com água e sabão e evitar tocar nos olhos; não compartilhar artigos pessoais, como toalhas de banho e rosto, fronhas, copos e talheres; e usar óculos escuros para amenizar a fotofobia (aversão à luz).
Os principais sintomas da conjuntivite são olhos avermelhados e lacrimejantes, sensação de areia ou cisco nos olhos e coceira.A limpeza com soro fisiológico é o ideal e deve ser feita pelo menos quatro vezes ao dia. Outras medidas essenciais são: lavar as mãos com água e sabão e evitar tocar nos olhos; não compartilhar artigos pessoais, como toalhas de banho e rosto, fronhas, copos e talheres; e usar óculos escuros para amenizar a fotofobia (aversão à luz).
http://santos.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/conjutivite_surto_alerta2011.asp
Por: Lucia Costa.
Por: Lucia Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário