sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O mau exemplo....





A notícia mais acessada do dia mostrou a foto do ex craque Ronaldo fumando em uma festa realizada por ele. Há algum tempo atrás rumores alertavam que o jogador fumava dois maços de cigarro por dia. Até que ponto hábitos como álcool e drogas influenciam na performance de um jogador de futebol?
O álcool e o tabaco são capazes de prejudicar o desempenho físico de diversas maneiras. O uso do cigarro prejudica a oxigenação dos pulmões, ou seja, há uma diminuição da quantidade de ar absorvido pelos pulmões e, como conseqüência, redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio para as células e músculos do corpo.
Tal fato acarreta em perda de capacidade física para realizar esportes. No mais, com o passar do tempo o pulmão do fumante vai perdendo elasticidade e espaço para as trocas de gás carbônico por oxigênio. Isso resulta em uma diminuição da capacidade respiratória, pois há menos ar entrando e saindo, o que também prejudica a prática de esportes.
Independente dos malefícios no corpo do jogador é importante frisar que antes de tudo ídolos DEVEM dar bons exemplos para as milhares de crianças que, de alguma forma, querem se tornar igual à eles.


Por: Lucia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário